Notícias

Notícias

Produtos da safra garantem alimentação saudável e economia pro bolso

Publicado em:18/01/2019

 


O clima tropical de boa parte do Brasil favorece um ciclo natural que torna o mês de janeiro muito especial para a produção agrícola. Nesse período, são muitas as opções de vegetais que chegam aos seus melhores momentos de plantio e colheita. “São frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e cereais, que ganham muito destaque no início do ano. Vale destacar a importância de sempre optarmos por alimentos da safra em suas versões orgânicas, que são livres de agrotóxicos, e mantêm suas propriedades nutricionais intactas, além dos aspectos de sabor e textura”, lembra Caroline Veras, uma das nutricionistas do Grupo Mateus.


 


De acordo com o cientista agrário, Dmilson Borralho, os alimentos cultivados nesse período se desenvolvem melhor e oferecem qualidade nutricional superior. “Por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, as frutas da época têm sabor original e acumulam mais nutrientes. Segundo o cientista, o ideal é dar preferência aos produtos da safra sempre que possível. “É importante optar pelas frutas, verduras e legumes da safra, porque são mais saudáveis, pois a própria natureza nos oferece sem interferência de técnicas de manejo intensas”, orienta. Além disso, devido à maior oferta no período, os preços tendem a baixar, gerando economia para o consumidor final”, explica o especialista.


 


Esse aspecto, que jamais passa despercebido pelo consumidor, é facilmente explicado. De acordo com o coordenador do setor hortifrúti do Grupo Mateus, Paulo Alexandre Araújo, a oferta em grande quantidade favorece a queda no preço de alimentos que são bastante requisitados. “O preço do abacate caiu bastante, assim como os da laranja e do limão. Além desses, também temos agora uma boa oferta do mamão e da manga”, demonstra o responsável pelo setor, ao citar alguns exemplos.


 


Quarta-feira Livre


 


Para ampliar a oferta e garantir as vendas dos produtos, os supermercados Mateus realizam a “Quarta-feira Livre”, com a promoção de frutas, verduras e legumes. “É um dia dedicado justamente ao que está em maior abundância”, destaca Paulo Alexandre, que adianta a oferta desta semana: a ameixa nacional, que, além de estar na safra, tem as mesmas propriedades nutricionais da ameixa importada, porém, com valor bem mais acessível”, revela Paulo.  


 


Alimentos da safra


 


Com o auxílio da nutricionista Caroline Veras, preparamos uma lista de produtos da estação para lhe guiar nas compras. Veja:


 


1)      Abóbora


 


Também conhecida como jerimum, a abóbora é um fruto rico em sabor e nutrientes para a nossa saúde. Podendo ser aproveitada integralmente em nossa alimentação e nas mais diversas preparações do dia a dia, o alimento é uma fonte poderosa de betacaroteno, vitamina C e vitamina E, substâncias que têm propriedades antioxidantes, além de vitaminas do complexo B, ótimos para fortalecer as funções do organismo e prevenir doenças.


 


2)      Cebola:


 


Sem tem alho, não pode faltar cebola. A eterna companheira dos temperos vive ótima safra em janeiro. Rica em agentes antioxidantes, a cebola pode ser considerada um remédio natural para o combate de diversas doenças e enfermidades, pois fortalece o organismo e deixa os sistemas de defesa do corpo sempre precavidos.


 


3)     Batata-doce:


 


A queridinha das dietas esportivas também está em alta durante o primeiro mês do ano. Rica fonte de proteínas, a batata-doce está sempre relacionada ao ganho de massa muscular e desenvolvimento do corpo. Ela ainda tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no organismo, sendo recomendada ao consumo de diabéticos.


 


4)     Abacaxi:


 


Uma das frutas mais tradicionais de todas, o abacaxi é uma fruta cítrica, ou seja, contém grande concentração de vitamina C, que gera muita energia e força ao organismo, dando mais ânimo e disposição ao corpo. Outro grande destaque nutricional do abacaxi é a concentração de bromelina, uma substância ativa que facilita a digestão e pode ajudar a reduzir inflamações associadas à artrite.


 


5)     Limão:


 


O limão é um fruto muito versátil, que pode ser usado tanto como tempero em diversos pratos de carne ou peixe, como na preparação de sobremesas ou sucos ricos em vitamina C. Cada 100 gramas e limão possui apenas 26 calorias, e os seus benefícios podem ser obtidos usando o seu suco ou raspas da casca, rica em óleos essenciais.  O limão ajuda a melhorar a imunidade, sendo por isso um ótimo aliado para combater gripes e resfriados, especialmente quando usado na preparação e chá com mel, por exemplo.


 


6)     Banana


 


Em janeiro tem banana para dar e vender. Uma das frutas tropicais mais queridas e consumidas no mundo, ela é uma fonte natural de potássio, um mineral que beneficia a saúde dos músculos, ossos, do sistema nervoso e circulatório, além de equilibrar as reações metabólicas no organismo, favorecendo a perda de peso. Dentre as propriedades da banana, também se destaca a quantidade energética, devido à frutose.


 


7)     Manga


 


As mangueiras estão generosas nessa época do ano. Dentre os diversos tipos de mangas (espada, rosa, palmer, etc), todas estão à disposição de serem consumidas ao máximo. Em relação aos benefícios nutricionais, essa fruta possui poderes incríveis, principalmente em relação à quantidade de fibras e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, que ajudam a regular o organismo e prevenir problemas como a anemia (falta de ferro no sangue) e a osteoporose (falta de cálcio nos ossos).


 


Sobremesa da estação: Pudim light de abacaxi


 


Agora que você já conhece os principais alimentos da safra, que tal escolher uma fruta da estação e preparar uma  sobremesa deliciosa e saudável?! A dica do chef Luciano Rosa, responsável pela gastronomia do Grupo Mateus, é o pudim light de abacaxi.


 


Ingredientes:


1 abacaxi;


3 colheres de sopa de adoçante culinário;


1 copo de água;


1 colher de farinha de trigo;


1 pacote de pudim sabor baunilha.


 


Modo de preparo:




Corte o abacaxi sem casca em pedaços pequenos e cubra-os com a água e o adoçante. Misture bem e deixe de molho por 3 horas. Depois retire a água com o adoçante. Leve ao fogo em uma panela com a farinha de trigo e o pudim em pó. Misture bem com uma colher sem parar até começar a engrossar. Desligue o fogo e acrescente os pedaços de abacaxi. Misture bem. Despeje em taças individuais e sirva.

NOTÍCIAS