Notícias

Notícias

Atelier Don'Anna apresenta: Pastel de Belém e outras delícias da culinária portuguesa

Oficina ministrada pelo premiado Chef Luciano Rosa reuniu amantes da gastronomia em noite de muitos sabores

Publicado em:05/02/2019

Receita do Pastel de Belém foi uma das mais requisitadas na oficina

Colonizado por portugueses, o Maranhão não herdou apenas os azulejos ou casarões coloniais que refletem bem como viviam os colonizadores. O jeito de falar e o fazer cultural também reúnem essas influências, razão pela qual a culinária maranhense é tão rica e diversa. “Os europeus influenciaram, assim como os povos indígenas e os negros africanos. Todo esse encontro cultural resultou em uma culinária única, bastante peculiar e absolutamente marcante”, ressalta o Chef Luciano Rosa, responsável por toda a gastronomia do Grupo Mateus.



 

Para saudar os maranhenses e, também, para homenagear essa herança, o Atelier Don’Anna, no Spazio Mateus Cohama, realizou na segunda-feira (4) mais uma aula-show, ministrada pelo próprio Chef Luciano. A escolha não poderia ser mais apropriada: as delícias da culinária portuguesa. “O povo português nos deixou o bacalhau, as aves, os caldos e ensopados, além de alguns ingredientes indispensáveis em muitos pratos”, revela Rosa. Assim, entre porções generosas de história com pitadas de tradição, surge uma infinidade de sabores que dá água na boca.

 

Atenta a todos os detalhes, a designer Carla Maia, que ama cozinhar, ficou entusiasmada com a possibilidade de aprender algumas das receitas que o pai dela, português, mais aprecia. “Quando vi o curso não perdi tempo e logo me inscrevi. Essa é uma excelente oportunidade de aprender a preparar o Pastel de Belém que meu pai sempre pede em casa para matar a saudade da terra natal”, orgulhou-se Carla.



 

Outro aluno inscrito no curso que aguardava ansioso pela apresentação do pastel era Isnaldo Pereira, que já tem bastante experiência na cozinha e organiza eventos gastronômicos em São Luís. “Cozinho há muitos anos e sei que o Pastel de Belém não é um prato fácil, mas espero aprender ele hoje”, contou empolgado.

 

Pratos mais pedidos

 

Além do famoso e requisitado Pastel de Belém, o Chef Luciano Rosa também ensinou a turma a preparar pratos marcantes na culinária portuguesa, como o arroz de pato e o bacalhau, apresentado de duas formas diferentes: à portuguesa e com natas.



 

Segundo o chef Luciano Rosa, o principal objetivo da aula é ensinar, de forma simplificada e sem mistérios, alguns dos clássicos pratos portugueses. "Aqui a gente mostra que, com noções básicas de cozinha, qualquer pessoa pode preparar, em casa mesmo, um prato saboroso e que diz muito sobre a origem deste lugar e deste povo tão hospitaleiro que é o maranhense. Sem grandes dificuldades, os alunos saem daqui em condições de fazer algo que muitos acham que só encontram em restaurantes”, explicou Luciano Rosa.

 

Além disso, o requisitado Chef mencionou outra vantagem de se participar de um curso como esse no Atelier Don’Anna: a praticidade. “Após a aula, os alunos têm a possibilidade de encontrar todos os ingredientes usados nas receitas em uma das lojas do Grupo Mateus", confirmou o Chef.

 

Bom, nós também participamos do curso e, durante três horas, aprendemos muitas estratégias para preparar pratos deliciosos. Como a receita mais aguardada pela turma com 30 alunos era mesmo a do Pastel de Belém, resolvemos compartilhá-la aqui. Vamos lá? Veja a receita:

 

Delicioso Pastel de Belém

 

Ingredientes

- 250g de gema

- 330ml de leite integral

- 10g de canela em pó

- 250g de açúcar

- 30g de trigo

- Raspas de limão

- Massa folhada

 

Modo de preparo:

Coloque o leite na panela e deixe ferver no fogo médio. Em seguida, em outro recipiente, misture o trigo com o açúcar e a canela em pó. Quando o leite levantar fervura, adicione a mistura seca e misture. Ao atingir uma textura pastosa, retire a panela do fogo e adicione as gemas e as raspas de limão.

 

Para facilitar o preparo, o Grupo Mateus disponibiliza a massa folhada já prontinha, no setor de frios. Basta adicionar o recheio e levá-las ao forno médio, pré-aquecido por cerca de 8 minutos. Espie e retire os pastéis do forno quando estiverem dourados.

 

Agora, convide a família e os amigos, porque saborear sozinho esse ícone gastronômico e cultural não tem lá muita graça, não é mesmo? Ainda mais porque, dessa vez, você vai poder dizer que fez, com amor e carinho, o Pastel de Belém!

NOTÍCIAS