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Dúvidas ao escolher frutas, legumes e verduras? Veja dicas para não errar!

Nutricionista do Grupo Mateus também garante melhores ofertas na Quarta-Feira Livre.

Publicado em:06/02/2019

Nutricionista indica o que se deve observar antes da compra dos vegetais

Basta um passeio breve pelo supermercado, no setor da feirinha, que logo se percebe a grande variedade de frutas, verduras e legumes. As bancas ficam repletas de opções, com variados tamanhos e formatos, além de cores e cheiros, que muita gente ainda tem dúvidas sobre como escolher o alimento que vai levar para casa. “O abacaxi está doce?”, “O abacate está no ponto?” e “Essa folha está fresquinha?” são só algumas das perguntas mais frequentes que os clientes costumam fazer no setor de hortifrúti.




Bom, para dar uma forcinha e ajudar você a escolher melhor os vegetais, conversamos com a nutricionista Fernanda Santana, do Grupo Mateus, e separamos dicas preciosas para você não errar mais e nem “escorregar na casca da banana”.

 

DICAS:

 

1- Legumes: como cenoura, batata, pepino, além de outros semelhantes, precisam ter textura lisa, sem machucados, e têm que ser resistentes ao toque. “As frutas devem ter um cheiro agradável e também precisam estar firmes, sem partes moles”, enfatiza Fernanda.

 

2-  Folhas e verduras: Na hora de comprar as folhas para fazer aquela salada, escolha as que possuírem uma cor viva, sem furos ou machucados. “Aquelas com cores amareladas devem ser evitadas, pois já não preservam mais tanto os nutrientes naturais”, atesta a nutricionista.




3- Validade: outra dica para se realizar uma boa compra é observar a data de validade que muitos apresentam nas embalagens do próprio supermercado, com base no conhecimento e na experiência dos responsáveis pelo setor. Porém, verduras e legumes que forem vendidos a granel não possuem prazo de validade pré-determinado. “Aí o consumidor precisa prestar atenção, também, ao ambiente e às condições nas quais esse alimento será armazenado ao chegar em casa, para que o produto seja consumido com segurança”, indica a especialista.

 

4-  Frutas: Cada fruta tem uma apresentação diferente e é muito difícil saber, só ao tocar, qual o sabor exato. Alguns exemplos de atitudes que podemos tomar são:

 

·        Abacate – Quanto mais macia estiver a casca, mais maduro ele está;

·        Abacaxi – Quanto mais amarela a casca, provavelmente mais docinho também estará;

·       Banana – Se você for comprar em grande quantidade, para um consumo ao longo da semana, opte por levar dois tipos: algumas unidades mais maduras, para consumo no mesmo dia ou no dia seguinte; e uma penca com talos mais verdes, para que essas bananas amadureçam ao longo do tempo e você não tenha que comer uma banana “passada”.



 

A nutricionista Fernanda Santana orienta que o consumidor procure sempre busque optar por produtos de época. “Os alimentos da safra costumam ser mais baratos, são mais frescos e possuem mais vitaminas e minerais. No supermercado Mateus, no setor hortifrutigranjeiro, sempre há boas ofertas e alimentos da safra. A Quarta-Feira Livre Mateus, por exemplo, reúne as melhores ofertas de qualidade e de preço do período”, ressalta.

 

E então, agora que você já sabe melhor como observar os alimentos antes de comprá-los, vamos às compras?

 

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