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Lancheira escolar saudável: nutricionista dá dicas de como montar

Diversificar os ítens ao longo da semana e incentivar o consumo de alimentos naturais são algumas das dicas

Publicado em:12/02/2019

Nutricionista Súzany Queiroz, especialista em lanches saudáveis para crianças, apresenta um cardápio fácil e saboroso para o lanche escolar da semana.

No dia a dia, é pais e mães se veem, muitas vezes, em meio a uma correria que parece nunca ter fim. São tarefas no trabalho, em casa e, em especial, com as crianças: escola, atividades extras, acompanhamento das lições... Em meio a tudo isso, há ainda uma preocupação que costuma ser bem comum nas famílias: preparar uma lancheira escolar saudável. Então, o que muitos pais buscam é a praticidade para “não perder muito tempo” e conseguir acompanhar esse ritmo de vida tão acelerado. Mas devemos tomar alguns cuidados em relação ao lanche das crianças e oferecer a elas o que há de mais saudável, sempre que isso for possível.


Por isso, conversamos com a nutricionista Súzany Queiroz, que é especialista no assunto e veio até o Mateus da Cohama para nos dar algumas dicas preciosas sobre como montar uma lancheira ideal. Segundo a especialista, os pais e mães devem estar atentos também ao que comem, pois eles são os maiores exemplos a serem seguidos pelas crianças. "Além desse espelho que a família é para as crianças, pais e mães precisam estar sempre a par da alimentação das crianças na escola e em casa", orienta. “Não adianta fazermos um trabalho na escola e os pais mandarem alimentos pouco - ou nada - saudáveis para os filhos. Esse é um trabalho que deve começar no seio familiar e ser apenas reforçado na escola”, enfatiza a especialista.




De acordo com a nutricionista Súzany Queiroz, é importante essa sensibilização em família.  “O lanche escolar é uma refeição feita 5 vezes na semana. Se formos analisar por um aspecto geral, são quase 200 refeições por ano. Então, é uma refeição que precisa dos nutrientes adequados, não tem como ser qualquer coisa o tempo todo. Muitos pais mandam somente produtos industrializados e frituras, por exemplo. Temos outras opções mais saudáveis e com os nutrientes adequados”, reforça.


A ideia é mandar os lanches de forma mais natural possível. Frutas, carboidratos como biscoito e pão integral, proteína como queijo ou um iogurte natural e líquido (um suco ou uma água de côco), pois, muitas vezes, as crianças não pedem água ou não querem sair da sala de aula, então, é importante sempre ter a garrafa de água na lancheira.




No Supermercado Mateus, onde há inúmeras opções de frutas, queijos, iogurtes naturais, biscoitos integrais, entre outros alimentos, Súzany Queiroz, deu muitas dicas importantes para lhe ajudar a montar a lancheira escolar de forma saudável para as crianças. Vamos logo adiantando: não tem  erro, é só conferir e anotar  o lanche de cada dia da semana.


Veja só a sugestão de cardápio para toda a semana!


Segunda-feira               

Pão integral

Queijo

Fruta (maçã)

Água de coco


Terça-feira

Bolo caseiro (milho ou trigo)

Iogurte natural

Fruta (pera)

Água natural


Quarta-feira

Biscoito polvilho

Cubos de queijo

Melancia picada

Suco de laranja (ou outro que a criança preferir)


Quinta-feira

Cookies integral                                            

Leite

Fruta (melão)

Suco de acerola


Sexta-feira

Tapioca ou cuscuz de milho

Ovo mexido

Suco de frutas vermelhas

Água

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