Notícias

Notícias

Comidas de boteco: descobrindo sabores e harmonizando

Famosas pelo paladar único e sabor incrivelmente delicioso, as comidas de boteco são para lá de especiais.

Publicado em:22/05/2019

Seja num happy hour na sala de casa ou no barzinho, para quem gosta de reunir os amigos e apreciar uma boa cerveja gelada, os petiscos de boteco são companhias indispensáveis. De tão essenciais, o Atelier Don’Anna, no Spazio Mateus Cohama,  realizou nesta  terça-feira (21) uma aula-show sobre comidas de boteco harmonizadas com drinks e cervejas especiais, ministrada especialmente pelo Chef Luciano Rosa, responsável por toda a gastronomia do Grupo Mateus e a experiente sommelière , Raquel Aciole.

Quem aproveitou a aula-show para tirar todas as dúvidas sobre os petiscos de boteco foi a advogada Flávia Reis. “Sempre convido meus amigos e familiares para um happy hour na minha casa e ter a oportunidade de descobrir qual comida devo preparar está sendo muito enriquecedor, assim posso preparar entradas mais sofisticadas e deliciosas”, afirma.


Entre um petisco e outro, os alunos descobriram os sabores marcantes de cada prato e para o Chef Luciano Rosa essa é grande proposta. “Nosso objetivo foi apresentar aos nossos alunos os sabores de cada petisco e principalmente o seu preparo. Queríamos aguçar o paladar deles para identificarem cada ingrediente adicionado e particularidade dos pratos, acredito que conseguimos”, declara.


Harmonizações

Sempre com um diferencial e levando a proposta da harmonização, os petiscos preparados pelo Chef foram harmonizados com drinks e cervejas especiais. “É uma proposta inovadora aqui  em São Luís. Em nossos cursos buscamos sempre harmonizar os pratos com bebidas selecionas. Desta vez as cervejas foram um diferencial que harmonizou perfeitamente com alguns pratos”, conta Raquel Aciole, primeira sommelière do Maranhão.

Entre os seis pratos harmonizados, um dos escolhidos foi a “Costelinha de Tambaqui empanada no coco”. Como molho a base de shoyu, açúcar, amendoim, gengibre e gergelim, o prato harmonizou perfeitamente com o drink de espumante Brut, uma exclusividade do Spazio do Grupo Mateus. “Com coloração amarelo esverdeado, perlage delicada e persistente, o sabor é marcado pela grande vivacidade e equilibrado, com boa cremosidade que harmoniza perfeitamente com o sabor marcante do molho na companhia do tambaqui”, detalha Raquel.


NOTÍCIAS