Notícias

Notícias

Mateus apresenta: ‘Harmonização Entre Vinhos’

Primeira edição do projeto terá a participação do produtor do verdadeiro jamón Pata Negra (Espanha)

Publicado em:30/07/2019

O amor pelo vinho é compartilhado por pessoas de todas as profissões, sexos, gostos e comportamentos. Porém, sempre existem aquelas que gostam ainda mais do assunto, e querem entender mais sobre o universo do vinho e da harmonização. Para isso, o Spazio Mateus realiza o projeto “Entre Vinhos”, nas adegas do Mateus Renascença (30 e 31 de julho) e Mateus Cohama (1º e 2 de agosto).

O evento será realizado com Josep Ramón Llorens, que falará sobre o processo de fabricação dos famosos presuntos da sua marca, Josep Llorens I Fills, e promoverá uma degustação das nobres iguarias espanholas, além  da harmonização com vinhos espanhóis.

Ramón falará sobre a matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada dos produtos, que são tão especiais e minuciosos que transformam as peças de presunto em verdadeiras joias da culinária. Os participantes também poderão degustar os variados tipos de presunto produzidos pela Josep Llorens, como o Pernil Serrano com osso 24 meses, o Chouriço Serrano (com e sem pimenta) e o Presunto fatiado com cura de 24 meses.


Produtos

O Jamón Serrano - produto imprescindível na culinária espanhola, leva esse nome por ser elaborado em áreas montanhosas, que propiciam excelentes condições para os períodos de cura. Os suínos possuem origem celta (porco branco) e a alimentação não precisa ser apenas a base de bellotas, como no caso do Jamon Ibérico.

O Jamon Ibérico - ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais são negros, inclusive as patas, e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha, produzidas pela árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos. É essa alimentação, e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho, que faz toda diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.

Em ambos os casos, o processo de criação, o abate dos porcos, o tempero, o tempo de cura e o modo de servir obedecem a rígidos padrões. Salgado e curado de forma natural e artesanal, cada peça é pendurada para que o excesso de gordura escorra por completo, em um processo que pode durar até 50 meses, nos casos mais especiais.


Inscrições

As inscrições valem o investimento de R$49,90 por participante e podem ser feitas por meio dos telefones (98)98889-8417  e (98)98414-8386. Serão 20 vagas por noite. Confira os dias e horários:

-30/07 às 20h- Adega Mateus Renascença

-31/07 às 20h- Adega Mateus Renascença

-01/08- às 17h- Adega Mateus Cohama

-02/08- às 17h- Adega Mateus Cohama 


NOTÍCIAS