Notícias

Notícias

O poder do abacate

Fruta tem gordura saudável, mas deve ser consumida com moderação para evitar o ganho de peso

Publicado em:10/04/2018

Existem mais de 500 espécies de abacate e todas muito nutritivas

Abril é o período da safra do abacate. Com mais frutas em oferta, os preços costumam ficar mais atraentes. É nesse momento que o consumidor pode e deve tirar proveito de todo o potencial dessa fruta. O abacate ajuda a evitar a fadiga mental, possui vitaminas A, C, E, B6 e minerais como ferro, potássio, magnésio, sais minerais e glutationa. 


Embora possua nutrientes necessários ao organismo, como a gordura saudável, o abacate deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso. O tipo de gordura existente na fruta é a monossaturada, que aumenta as taxas de HDL (colesterol bom) no organismo. “O abacate é sim uma fruta extremamente calórica, por isso se for consumida em grandes quantidades ele pode gerar alguns quilinhos indesejados e o ideal é comer três colheres de sopa por semana”, recomenda Fernanda Santana, nutricionista do Grupo Mateus.


A especialista chama a atenção ainda para a composição lipídica do abacate. “O ácido oleico é usado para prevenção do câncer de próstata e de doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, além de ser anticoagulante”, afirma Fernanda. O abacate contém ainda uma quantidade elevada de vitaminas e fibras, além de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C, que auxilia na síntese do colágeno, substância estrutural dos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens. Os dentes e gengivas também se beneficiam da substância. Ajuda também na absorção, depósito e transporte do ferro no organismo, além de ajudar no metabolismo do ácido fólico. 

Existem pelo menos 500 espécies diferentes de abacate em todo o mundo. Os mais comuns são o manteiga (tem forma de pêra, sua polpa é macia e sem fibras), o pescoço (um pouco mais alongado que o manteiga) e guatemala (é maior que o manteiga, tem a casca rugosa e forma de ovo). Entretanto, existe uma variedade do abacate que possui 10% a menos de calorias. Trata-se do avocado, menor que o abacate e possui uma polpa verde-amarelada. 

Surpreso com todo o poder do abacate?! Então, aproveite a nossa Quarta-Feira Livre para abastecer sua casa com esta e outras frutas da estação na sessão de Hortifrúti do Mateus mais perto de sua casa.



 

NOTÍCIAS